Pular para o conteúdo principal

Fonemas


Fonologia é a parte da linguística que estuda os sons presentes nas palavras de um determinado idioma.
Fonema é a menor unidade sonora de uma palavra falada.
A unidade básica da comunicação verbal é a palavra, que pode ser dividida em unidades menores, como os sons e as sílabas.
Ao pronunciarmos a palavra que, produzimos dois sons: /k/ e /e/. Assim, embora na escrita essa palavra apresente três letras, na fala é constituído por apenas dois sons, já que as letras qu representam um único som: /k/. Na palavra conta ocorre algo semelhante. Embora tenha cinco letras, na fala ela apresenta quatro sons, já que as letras on representam um único som nasal: /ô/. Logo as unidades sonoras de conta são: /k/, /ô/, /t/, /a/.
As unidades sonoras que constituem a palavra são chamadas de fonemas. Tradicionalmente os fonemas são simbolizados entre barras inclinadas ( /   / ). Os fonemas da palavra faça, por exemplo, são: /f/, /a/, /s/, /a/.

Os fonemas são classificados em:
  • fonemas vocálicos;
  • fonemas semivocálicos;
  • fonemas consonantais;

Fonemas vocálicos
São as vogais. Essas vogais são sons que são produzidos por correntes de ar que passam livremente pela bola. Elas desempenham o papel de núcleo das sílabas. Assim sendo, cada sílaba tem uma vogal.

Os fonemas vocálicos são:
signos
exemplos
transcrição
/a/
cá, lá, casa
/ka/, /la/, /kaza/
/ã/
lã, canto, campo
/lã/, /kãto/, /kãpo/
/ε/ ou /é/
pé, quero
/pε/, /kεro/
/e/ ou /ê/
pelo, pêssego
/pelo/, /pesego/
/ẽ/
lente, quente
/lẽte/, /kẽte/
/i/
mico, caqui
/miko/, /kaki/
/ĩ/
lindo, fim
/lĩdo/,/fĩ/
/ͻ/ ou /ó/
bola, cipó
/bͻla/, /sipͻ/
/o/ ou /ô/
bolo, moça
/bolo/, /mosa/
/õ/
tonto, batom
/tõto/, /batõ/
/u/
gula, tatu
/gula/, /tatu/
/ũ/
assunto, atum
/asũto/, /atũ/

As vogais são divididas em:
  • Orais: quando o ar sai apenas pela boca.
Por Exemplo: /a/, /e/, /i/, /o/, /u/.

  • Nasais: quando o ar sai pela boca e pelas fossas nasais.
Por Exemplo:
    • /ã/:  fã, canto, tampa
    • /ẽ/: dente, tempero
    • /ĩ/: lindo, mim
    • /õ/ bonde, tombo
    • /ũ/ nunca, algum

  • Átonas: pronunciadas com menor intensidade.
Por Exemplo: até, bola

  • Tônicas: pronunciadas com maior intensidade.
Por Exemplo: até, bola



Fonemas semivocálicos
São semivogais. Essas semivogais se juntam a vogal da sílaba formando um único som. A diferença fundamental entre vogais e semivogais está no fato de que as semivogais não desempenham o papel de núcleo silábico.

    Os fonemas semivocálicos são:
signos
exemplos
transcrição
/j/ ou /i/
boi, pai, feio
/boj/, /paj/, /fejo/
/w/ ou /u/
pau, cacau, meu
/paw/, /kakaw/, /mew/

Fonemas consonantais
São apenas “ruídos” ocasionados pela obstrução  da passagem de ar pelo aparelho fonador (boca, dente, língua). Isso faz com que as consoantes sejam incapazes de atuar como núcleos silábicos. Seu nome provém justamente desse fato, pois, em português, sempre consoam ("soam com") as vogais.

Os fonemas consonantais são:
signo
exemplo
transcrição
/p/
pomba
/põba/
/b/
bomba
/bõba/
/t/
tatu
/tatu/
/d/
dado
/dado/
/k/
casa, quilo
/kaza/, /kilo/
/g/
gato, sangue
/gato/, /sãge/
/f/
facão
/fakãw/
/v/
vaca
/vaka/
/s/
saci, passa, maço, nasci, trouxe
/sasi/, /pasa/, /maso/, /nasi/, /trowse/
/z/
zebra, casa, cozer, exame
/zebra/, /kaza/, /kozer/, /ezãme/
/ʃ/
chave, xeque
/ʃave/, /ʃeke/
/ჳ/
hoje, gelo
/oჳe/, /ჳelo/
/m/
mala
/mala/
/n/
nata
/nata/
/ɲ/
rainha, nhoque
/Raiɲa/, /ɲͻke/
/l/
leite
/lejte/
/ʎ/
pilha
/piʎa/
/r/
arara, mar
/arara/
/R/
rei, carro
/Rej/, /kaRo/

Letra é a menor unidade gráfica de uma palavra, enquanto o fonema, é a menor unidade sonora. São as letras que representam graficamente (visualmente) os fonemas..

Se percebe que na relação fonema e letra podem ocorrer as seguintes situações:

  • um fonema pode ser representado por uma letra, por exemplo: p,b t, d, f, v;
  • um fonema pode ser representado por letras diferentes; é o que ocorre, com o fonema /z/: em casa, cozinha, exame. (as letras em destaque representam o mesmo fonema).
  • uma mesma letra pode representar diferentes fonemas; é o que ocorre, por exemplo, com x em lixo (/ʃ/), exame (/z/), máximo (/s/).
  • duas letras (formando um dígrafo) representam um fonema; é o que acontece por exemplo, em chave (/ʃ/), guerra (/g/;/R/), massa (/s/), tinta (/ĩ/).
  • uma letra pode representar dois fonemas; é o que pode ocorrer com x: táxi, fixo (/ks/).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estruturalismo Norte-Americano

Foi iniciado por Leonard Bloomfield (1887-1949), que foi um linguista norte-americano. Embora chamamos atualmente sua posição de estruturalista, foi apresentada como linguística distribucionalista. Nessa perspectiva, o autor pressupõe que a combinação de unidades para formar construções de nível superior é guiado por leis próprias de um sistema linguístico, ou seja, enquanto muitas construções são permitidas, muitas outras são bloqueadas na língua. O termo distribucionismo é utilizado pois a análise linguística era feita distribuindo as  unidades em níveis, desde o fonema até as frases. Exemplo: A construção “Carlos praia foi a.” seria inaceitável. Essa linha de pensamento foi construído de maneira independente do pensamento de Saussure e dominou nos estados unidos até a década de cinquenta. Mesmo com as diferenças entre o estruturalismo europeu e o norte americano, ambos possuem pontos em comum ou convergentes. Por isso o distribucionalíssimo é considerado

Teorias Linguísticas: Estruturalismo Europeu

Os estudos sobre a língua e a linguagem a muito tempo vinha despertando a curiosidade de muitos intelectuais, mas a partir do século XX, Ferdinand de Saussure , um suíço que ministrou um curso chamado de Curso de Linguística Geral na Faculdade de Genebra, apresentou a língua e a linguagem de uma forma inovadora. A língua passou a ser vista como um conjunto de unidades, que obedecem certos princípios de funcionamento e que se organizam para formar um todo, ou seja, a língua passou a ser vista como um sistema. Foi a partir desse acontecimento que a linguística passou a ser reconhecida como ciência, pois as unidades presentes na língua formam uma estrutura que obedece regras internas. Daí, a linguística não seria mais um subcampo de outras ciências, todavia sua estrutura oferece um vasto e extenso campo para investigação científica.   Nos seus discursos, Saussure não mencionava a palavra estrutura, porém, como já vimos, ficou implícito nos seus estudos, o que foi entendido e con